“Material de origem mineral que tenha sofrido apenas redução e classificação de tamanho por processos mecânicos e que altere os índices de fertilidade do solo por meio da adição de macro e micronutrientes para as plantas, bem como promova a melhoria das propriedades físicas ou físico-químicas ou da atividade biológica do solo.”
LEI N. 12.890/2013
A remineralização é um tipo de rochagem, que consiste em aplicar ao solo minerais com composição química e granulometria adequada, possibilitando sua fertilização e rejuvenescimento. A sua função é melhorar a qualidade química, física e biológica do sistema agrícola, aumentando resiliência, produtividade, qualidade e eficiência do uso de insumos das propriedades rurais de maneira natural e sustentável, menos agressiva ao meio ambiente.
Por se tratar de um revitalizador natural, o Vulcano é indicado para todos os tipos de culturas e solos. O produto pode ser aplicado, inclusive, em grandes quantidades, pois não há perdas por lixiviação. Os nutrientes e minerais permanecem no solo mesmo com a sua granulometria fina, pois são disponibilizados apenas através do biointemperismo, regulado pelas próprias plantas e pelos microrganismos do solo. Elas consomem os nutrientes segundo suas próprias necessidades, evitando desperdícios e sem a contaminação dos rios e do lençol freático. O Vulcano não contém nenhum elemento que seja prejudicial às plantas ou ao meio ambiente, sendo um produto altamente sustentável.