O Vulcano é um remineralizador de solo, produzido a partir da rocha granulito, registrado no MAPA sob número BA 000741-2.000001, possui certificação ISO 9001:2015 de qualidade e certificado IBD de insumo aprovado. De acordo com as garantias exigidas pela IN 5/2016 do MAPA, o Vulcano possui como garantias 10% de soma de bases e 2,8% de concentração de K₂O. Sua granulometria é classificada como pó, apresenta pH de abrasão 8,0 e elementos potencialmente tóxicos abaixo dos limites.
Em busca pela sustentabilidade nos sistemas agrícolas, o uso de fontes naturais como os remineralizadores são cada vez mais exploradas na agricultura para minimizar a demanda por fertilizantes convencionais, apresentando diversas vantagens como o custo, redução dos impactos ambientais causados pelos fertilizantes minerais, benefícios às plantas e aos solos, por ser um produto multielementar e melhora nas características fisico-quimicas do solo. Além disso, os remineralizadores apresentam potencial no sequestro de carbono pelo processo de intemperismo acelerado (“enhanced weathering”).
A análise publicada na revista acadêmica Nature (Potential for large-scale CO2 removal via enhanced rock weathering with croplands – 2020) estima que o manejo com rochas silicáticas em terras agricultáveis pode remover 2 Gt de CO2 a cada ano, pelo processo de intemperismo acelerado. Outro artigo de impacto publicado na Scientific Reports (Iron oxides and aluminous clays selectively control soil carbon storage and stability in the humid tropics – 2021), apresenta o papel dos minerais nos estoques de carbono e na estabilidade da matéria orgânica em solos tropicais. Nesse artigo, também é abordado como os remineralizadores podem aumentar a captura de CO2 atmosférico através da formação de microagregados carbonatados no solo.
Dessa forma, para cumprirmos as metas do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura global abaixo de 2ºC, medidas se fazem necessárias. O setor agrícola desempenha papel importante, uma vez que destaca-se como uma das fontes principais de emissões a nível global, ao mesmo tempo que apresenta potencial de mitigar emissões e sequestrar o CO2 no solo. No Brasil estabeleceu-se como meta para 2050, pelo Plano Nacional de Fertilizantes, o sequestro de carbono de 4 milhões de toneladas de CO2 equivalente por ano com o uso de remineralizadores.
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estima-se que a área plantada no Brasil é de cerca de 70 milhões de hectares e que as áreas sob uso de remineralizadores já ultrapassem dois milhões de hectares. Parte dessas áreas são ocupadas por canaviais que utilizam os remineralizadores como fonte de nutrientes e/ou condicionadores, melhorando as características químicas, físicas e biológicas do solo. Para a cana-de-açucar, uma outra vantagem do uso dos remineralizadores como o Vulcano, é o seu teor de Silício. O silício é um elemento benéfico para as plantas, e apesar de não ser essencial é o elemento mais absorvido pela cana-de-açúcar, seguido de N, K, Ca e Mg, desempenhando funções fisiológicas e morfológicas importantes, melhora na arquitetura da planta, promove resistência à pragas e doenças e estresses abióticos.
Considerando as vantagens do uso do Vulcano nos canaviais, atrelado ao seu potencial de sequestro de CO2 da atmosfera, é possível produzir um biocombustível cada vez mais limpo. A utilização de fontes naturais nos canaviais promovem uma agricultura cada vez sustentável e regenerativa, reduzindo custos de produção, dependência de recursos não renováveis, melhorando a qualidade do solo e abrindo mercados certificados para a agricultura orgânica. A Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio) reforça o compromisso brasileiro com as metas de redução de emissão de gases, incentivando a produção de fontes energéticas renováveis e com potencial de substituir os combustíveis fósseis. Associar a produção de cana-de-açucar na produção de etanol, sob a utilização de remineralizadores de solo, é um caminho próspero para o maior sequestro de carbono da atmosfera.
Por: Assessoria Técnica Agronômica
Vulcano Agrominerais